Explicando o Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha
- vidadeprenda
- 19 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Hoje iremos falar sobre o Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha, organizado pela entidade a nível nacional tradicionalista, a CBTG, deixamos claro que cada MTG terá as suas definições em relação ao Congresso, optamos por mostrar o âmbito nacional porque é comum a todos os tradicionalistas, mas ressaltamos que as federações tem autonomia para definir as suas diretrizes seguindo as necessidades de cada estado/região.

Então, vamos lá, comentamos aqui que os CTG's são associações privadas que não visam atividade lucrativa e essas associações formadas para regulamentar questões legais e permitir que as organizações desempenham o seu trabalho amparadas legalmente e segundo as normas necessárias. Para tanto, elas devem instituir um estatuto, que definirá as matrizes básicas do trabalho, cargos e formas de atuação.
O Estatuto Geral da CBTG, foi instituído no 2º Congresso Nacional, em outubro de 1989, na cidade de Tramandaí - RS, com a última alteração datada de 2014, no 18º Congresso Nacional, na cidade de Piratuba - SC. Dispõe na Seção II, Artigos 17 a 20, que o Congresso Nacional da CBTG ocorre bi anualmente (2 em 2 anos) e tem suas competências definidas no Artigo 20 do documento (todo ele está destacado na segunda foto da publicação), sendo de vital importância, pois é o momento que os membros da Confederação podem propor e votar, de forma democrática, alterações substanciais na organização administrativa da entidade, definindo as pessoas que comandarão os trabalhos no Conselho. Complementando o Estatuto Geral da CBTG, temos outro documento importante para definição do Congresso, o Regulamento Geral, onde no Capítulo III, da Seção I a XIII, artigos 40 a 89 (pgs. 8 a 15), ficam detalhadas as formas de recebimento das propostas, formas de votação, condução dos trabalhos e plenárias no dia do Congresso. Importante ressaltar, que os documentos aqui mencionados precisam de um leitura individual e dedicação de estudos para serem compreendidos em sua totalidade, nós apenas queremos destacar pontos importantes e aclarar algumas ideias, em nenhum momento, apenas um post será capaz de extinguir um assunto tão importante.
Ficamos à disposição para dúvidas de vocês.
Comments