Vida de Prenda Cinema Clube - O Tempo e o Vento
- vidadeprenda
- 26 de jun. de 2020
- 1 min de leitura

Produzido tendo como base a obra literária de Érico Veríssimo que mistura ficção com a realidade, a produção apresenta a perspectiva gaúcha sobre acontecimentos históricos brasileiros.
A história é contada a partir do olhar de Bibiana Terra, que narra os acontecimentos familiares e também históricos do então Continente do Rio Grande de São Pedro. A história da família Terra-Cambará se liga à história do Rio Grande do Sul, fazendo o espectador acompanhar três séculos de história (XVIII - XX) em aproximadamente duas horas. Das missões à Revolta Federalista, passando ~obviamente~ pela Revolução Farroupilha, a família Terra-Cambará resiste ao tempo e as guerras, mostrando que a o amor pela terra é maior que qualquer outra coisa.
A produção traz ainda alguns aspectos culturais gaúchos como as danças tradicionais (cana-verde e balaio, dançadas por integrantes do CTG Brazão do Rio Grande), por exemplo, além de alguns costumes e a indumentária.
Criticado por condensar uma obra tão complexa em pouco tempo, e contando com a participação de grandes nomes do cinema nacional, como Fernanda Montenegro, a produção ainda é, até hoje, a mais lembrada pelos amantes do tradicionalismo gaúcho.
"Uma geração vai, e outra geração vem; porém a terra para sempre permanece. E nasce o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar donde nasceu. O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo seus circuitos."
- Bibiana Terra
O tempo e o vento
direção de Jayme Monjardim
ano: 2013 115 min
Comments